terça-feira, 24 de março de 2015

Os Dias em Bombarda e Roncador

Oi, pessoal! 
No começo de Março fui visitar a casa de uma amiga que acabou de mudar para um assentamento no litoral sul de Pernambuco. Ela e sua família faziam parte de uma área que foi desapropriada para a construção/ampliação de SUAPE, por isso foram realocados na zona rural do Município de Barreiros, é a Reforma Agrária funcionando, pelo menos nesse caso.
Eu que sou recém chegada nesse assunto, e ainda tenho muito o que aprender, não imaginava ver o que vi. Nem vou dividir com vocês a minha ideia antes de conhecer, acho que prefiro guardar aqueles pensamentos errados e vergonhosos só pra mim. Mas vou mostrar e também contar pra vocês um pouquinho do que eu vi e vivi lá.
A visão que temos ao sair da casinha do Engenho Bombarda, onde ela está acomodada com a família, enquanto a dela vai ser construída na parcela. Após todo esse campo verde, temos o Rio Una, que alagou Barreiros há alguns anos atrás. Foi muita destruição. Mas a água retrocedeu, a cidade em parte se reergueu, é uma cidade bonita.

Um pé de mamão do quintal

Uma parte da casinha. Minha amiga precisou limpar tudo, estava abandonada há muito tempo.

Eu amo bambus. A parcela dela tem muitos plantados, uma linda visão ao longe, bem em cima do morro. Mas esqueci de tirar foto.

o menino precisou trocar seus sapatinhos pra encarar a lama do campo. 

Mas ele e seus irmãos seguem os passos dos pais nessa vida. Lenin, meu reizinho. Levi, o lindo. Lucas, o magnífico. Eles são demais.

Olha o Lênin aí. Ele pertence a esse lugar.

Essa moradora já vivia lá, a família adotou e está cuidando. Tem mais duas, mas não consegui tirar a foto.

Gente, eu já nem lembrava mais como é gostoso andar descalça no barro vermelho, sentir o chão frio e molhadinho, o barro escorregando entre os dedos. Tiramos nossas galochas pra poder atravessar as poças de lama que eram muito fundas e podia atolar.

Minha cara de pura felicidade no meio do mato. Delícia de lugar.

O caminho é longo, e é muito trabalho, mas a alegria de estar produzindo algo, em total interação com a natureza, isso não tem preço.

O filho mais velho (Lucas) ajuda muito.

Mudinhas que logo serão replantadas na parcela. Vai ser lindo ver tudo isso crescendo.

Olha o que achamos escondido na barreira. Um buraco de tatu. Mas não vimos o bicho.

Tem muita paisagem bonita por lá.

Essa, por exemplo.

Barbara e seus filhos.

A casinha.

Há nascentes de água doce em toda parte, e se pode beber até beber daquelas que ainda não foram exploradas, são límpidas. Eu mesma matei a sede numa que fica pertinho da parcela de minha amiga. Há córregos, olhos d'água, riachos, além do Rio Una, que é puro esplendor em sua extensão e força. Esqueci de tirar fotos dele. 

Cada momento lá foi um aprendizado. Impressionante ver o senso de preservação daquela família. A interação com a natureza, começando pelo meu reizinho Lênin, que mesmo tão pequeno sabe o valor de cada pedacinho daquele chão. Até o filho adolescente, o Lucas, tinha muita coisa a me dizer sobre tudo o que vi lá.

A maioria das estradas ficam intransitáveis na estação das chuvas. Acredito que quando começarem a escoar a produção dos assentados, vão melhorar as estradas. Há muito o que se fazer lá, e olhando com meus olhos logísticos, eu gostaria de começar tudo muito rápido, porque o crescimento econômico ali não é pra daqui a muito tempo, mas sim para daqui a pouco.

Quando a casa de minha amiga, a definitiva, estiver pronta, teremos uma visão de todo o vale. Me imagino indo visitá-la muitas mais vezes, e no fim da tarde vamos conversar contemplando aquele espaço rico, que até bem pouco tempo atrás estava abandonado e estéril.

Nem preciso dizer que voltei dali com um pensamento reciclado, uma visão bem melhor. E cheia de projetos. Há muito o que se fazer, começado pela consciência individual, pelo aprendizado e pela coragem de mudar. Vou começar pela minha casa, e quero ir ampliando o círculo aos pouquinhos.

Obrigada pela sua vinda, obrigada por cada um de vocês.
Um grande abraço.
Ana de Geo

Um comentário:

  1. Me emocionou a forma como você se abriu pra experiência...Lindo demais.
    Adorei o relato. Já estou ansiosa pra sua próxima visita.
    Bjsssss.

    ResponderExcluir

Obrigada por vir e por comentar!
Beijo e fique bem!